Você sabe qual foi o primeiro arranha-céu de Curitiba?

Tenho uma amiga turismóloga (a Cris) com quem adoro conversar. A cada papo aprendo algo novo sobre Curitiba. Hoje, num bate-papo rotineiro, ela me contou uma curiosidade que acho que merece ser divulgada. 
Uma pergunta para os curitibanos: você sabe qual foi o primeiro arranha-céu da cidade?
Eu não sabia!  E é provável que muita gente passe por ele sem nem desconfiar. Digo mais, é possível que muitas das pessoas que estudam dentro dele também nem desconfiem disso. 
edifício garcez, primeiro arranha-céu de curitiba, facinter

edifício garcez, primeiro arranha-céu de curitiba, facinter
O Edifício Garcez, construído pelo engenheiro João Cid Moreira Garcez, foi o primeiro arranha-céu da cidade, com ‘apenas’ oito andares. Construído em 1929, foi considerado gigantesco na época e era o terceiro arranha-céu do país. Foi construído no estilo art-déco, com frisos e balaústres. O objetivo era ser um hotel de luxo. Em 1985, depois de um incêndio, passou por uma restauração e em 1988 foi reaberto com uma grande loja de departamentos no térreo. Atualmente abriga algumas lojas e a faculdade Facinter.
Agora, da próxima vez que você andar pela Rua XV, pare uns minutinhos para apreciar esse monumento que foi tão importante para a história da cidade. 
*Fotos: Internet
Anúncios